É proibida a reprodução não autorizada dos textos deste blog, de acordo com a Lei nº9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.

Apresentação

Este blog nasceu no blog Janela das Loucas, onde assinava "Diva Latívia". Ali permaneci durante muito tempo, como autora principal das crônicas do blog. Redescobri que escrever é vital pra mim, guiada e editada por Abílio Manoel, cantor, compositor, cineasta e meu querido amigo. O Janela das Loucas não existe mais, Abílio foi embora pro Céu. Escrevo porque tenho esse dom divino, mas devo ao Abílio este blog, devo ao Abílio a saudade que me acompanha diariamente. Fiz e faço deste blog uma homenagem a aquele que se tornou meu irmão, de alma e coração. Aqui o tema é variado: cotidiano, relacionamentos e comportamento, em prosa e versos.







20 de jul de 2011

FELIZ DIA DO AMIGO!


Hoje, dia 20 de julho, Dia do Amigo.
O mais belo sentimento que podemos levar em nossos corações é o amor. Não digo amor romântico, simplesmente esse amor. Falo sobre o amor ao próximo, o amor fraterno. Ter afinidade, identificar-se com outro ser. Algo belo, que não depende de laços de sangue ou da paixão dos enamorados. Amigo, amiga. Perto ou longe, a amizade perdura. Anos mais tarde encontramos aquela pessoa que estudou conosco no colégio, na faculdade. O ex-vizinho que passou a infância ao nosso lado. E os laços de afeto ali intactos, o amor preservado apesar da ausência física desse alguém. A amizade aquece nossos dias. Palavras, gestos, compreensão, aceitação. Amigo nos quer do jeito que somos, sem desejar nos transformar em alguém ao seu modo, ou esperar demais da gente.
A verdadeira amizade atravessa toda a vida, ainda que a gente perca o contato com o amigo. Fica nas lembranças boas, nas fotos antigas, faz parte da gente. O amigo é o que somos, a isso se acrescenta uma estrelinha. Nós estrelados. Para rir, para falar, para calar, para nada fazer, para dar uma forcinha, para ouvir, para sentir, para esperar, para chorar ou para sonhar. Amigo nos ajuda a viver! Quem tem um amigo, que seja apenas um amigo, tem a sorte de não estar sozinho. Ao contrário do amor romântico, que cobra, exige, espera retribuição e exclusividade, a amizade é generosa e entrega-se sem muita expectativa. Doação. Amigo pode estar ao nosso lado, ser encontrado diariamente. Pode estar longe, em outra cidade ou país. A amizade persiste, ainda que à distância.
Amigo é pra sempre. Amigo é imortal. Amigo não morre, continua presente nas lembranças, bem guardado no coração da gente. Amigo não vai embora. Amigo não se torna ex. Esse o amor mais gostoso, feliz, positivo. Amigos tornam a gente alguém melhor, todos os dias, sem nada esperar em troca senão a nossa felicidade. Deixo aqui uma frase de Vinícius de Moraes: “a gente não faz amigos, reconhece-os”.

2 comentários:

Isis Liberato disse...

Como sempre.....lindo texto..
Beijos maninha

Cláudia disse...

Isis,

Minha maninha de coração, amiga que tanto amo! A vida faz todo o sentido quando tenho ao meu lado amigos tão queridos quanto você!
Beijo,
Cláu

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!