É proibida a reprodução não autorizada dos textos deste blog, de acordo com a Lei nº9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais.

Apresentação

Este blog nasceu no blog Janela das Loucas, onde assinava "Diva Latívia". Ali permaneci durante muito tempo, como autora principal das crônicas do blog. Redescobri que escrever é vital pra mim, guiada e editada por Abílio Manoel, cantor, compositor, cineasta e meu querido amigo. O Janela das Loucas não existe mais, Abílio foi embora pro Céu. Escrevo porque tenho esse dom divino, mas devo ao Abílio este blog, devo ao Abílio a saudade que me acompanha diariamente. Fiz e faço deste blog uma homenagem a aquele que se tornou meu irmão, de alma e coração. Aqui o tema é variado: cotidiano, relacionamentos e comportamento, em prosa e versos.







11 de out de 2016

INVEJA, SENTIMENTO CORROSIVO

Um dos temas mais abordados pelos leitores em e-mails e também em comentários neste blog é a inveja. Atendendo a muitos pedidos, falarei sobre esse sentimento corrosivo.
Inveja é o desejo de possuir o que é alheio. Assim, o invejoso quer se apossar de um bem de alguém, ou destruí-lo. Faz votos que o alvo de sua inveja engorde, morra, adoeça, se separe, empobreça, perca o emprego e assim por diante. O invejoso é incapaz de obter o que almeja de modo limpo, honesto: ele quer o que é de outrem, da beleza física ao casamento, do carro novo à viagem de final de semana, do emprego ao dinheiro.
Outro dia, casualmente, uma amiga me mostrou uma fotografia na qual aparecia irreconhecível. Foto tirada de baixo para cima, suas dimensões corporais tão agigantadas que parecia ter vinte quilos acima de seu peso real. Levava à boca o talher, um flagrante indelicado do momento em que se alimentava. Uma fotografia horrível, claramente proposital e divulgada na internet, aliás ela se referiu à pessoa que a fotografou como alguém que não sabia envelhecer e, claramente, a invejava por ser mais jovem.  Enfim, uma foto calculada e tirada por alguém invejoso da beleza dessa amiga. Sugeri que ela ignorasse o ocorrido e evitasse nova proximidade com a “fotógrafa”.  Esse apenas um exemplo do que pode causar esse tipo nefasto de criatura. Tentar “engordar” uma pessoa fisicamente bonita, para sentir-se realizado.
Como se proteger de gente invejosa? Sugiro que esteja sempre alerta, afinal nem todos os invejosos usam como arma uma simples câmera fotográfica, ou celular. Os riscos podem ser ainda mais graves. Escolher bem as companhias é importante. Saber discernir quem é e quem não é amigo pode ser demorado, mas é essencial. Em ambientes corporativos é muito comum desejarem o cargo alheio, as vantagens e salário de outra pessoa. Ter um bom escudo, não falar muito de si, de suas conquistas, de sua vida pessoal. Evitar ostentar o que possui. Proteger-se e proteger sua privacidade. Quanto menos o invejoso souber, mais ileso você sairá de suas investidas.
Afastar-se, dentro do possível, desse tipo de pessoa pode significar sua paz, sua segurança. Todo mal praticado, desejado, se multiplica infinitamente e volta para quem o desejou com uma potência muito grande. Não seria mais fácil lutar de mãos limpas para conquistar aquilo o que deseja? Cuidar bem de si, de suas finanças, estudar, trabalhar? Claro que sim. Mas, o invejoso, acima de tudo, é incompetente. Incapaz de enxergar seus dons, tenta tomar de outras pessoas os frutos que nunca plantou.
 Natural seria que todos admirassem as façanhas e a beleza alheia sem desejar destruir o que não lhes pertence. Quando o mundo estiver em harmonia, toda essa energia negativa perderá sua força e cada um compreenderá o próprio valor. Esse dia deve demorar a chegar. Então, cuidado com as fotografias tiradas de baixo pra cima e fiquem bem longe de quem não lhes quer bem. Para completar: sem entrar no mérito desse assunto, quem é fotografado tem direito de imagem. Se, por acaso, a vítima se sentir ofendida com a fotografia, que não autorizou ser tirada, ou divulgada, poderá buscar uma compensação indenizatória na Justiça. Mais um motivo para o invejoso pensar duas vezes, antes de clicar novamente. Toda inveja será punida, resta sentar-se e esperar, de preferência sem pressa e divertidamente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!